top of page

TEMÁTICA

Educomunicação Socioambiental e Direitos Humanos

Ementa: A forma como as sociedades contemporâneas esgotam os  recursos naturais têm sido alvo de inúmeros alertas por partes de movimentos, sociedade civil, políticas de Estado (nacionais e internacionais). No entanto, se é consenso que as formas predatórias e injustas de relacionamento com o ambiente colocam em xeque a permanência dos seres humanos no planeta, medidas efetivas de transformação requerem uma mudança profunda na forma como encaramos nossa relação com o planeta, que inicia com a compreensão de que o ambiente insere-se no rol dos direitos humanos -- e como tal deve ser percebido e reivindicado. Como parte deste processo, a Educomunicação tem estado presente no desenvolvimento de projetos que resgatam formas distintas de relacionamento com o ambiente, estimulando e difundindo a comunicação popular participativa, fortalecendo a ação educadora coletiva pela sustentabilidade. Este eixo temático busca reunir relatos de experiências nesta área, ampliando assim a possibilidade de construção de redes para uma educação ambiental efetiva e transformadora.

 

Educomunicação e Saúde Integral

Ementa: a Saúde percebida de foram integral implica em perceber a relação saúde-doença de forma ampla, levando em conta não apenas o corpo físico individual, mas a articulação de saberes técnicos e populares, bem como a mobilização de diversos recursos sociais, comunitários, institucionais,  não para apenas para o combate à doença, mas principalmente para a promoção da saúde. Nesse sentido, experiências educomunicativas que resgatam os saberes populares de forma dialógica e participativa, têm sido importantes para esta nova formulação da perspectiva do atendimento à saúde. Este eixo privilegia experiências e trabalhos que pensam a comunicação e a saúde de forma integral e colaborativa.

 

Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Ementa: Prioriza-se trabalhos que pensem a incorporação dos TIC´s e das Mídias dentro dos ambientes educativos formais ou não. Parte do pressuposto que a promoção dos direitos humanos só pode ser efetivamente alcançada com o fortalecimento dos processos educativos inclusivos, sejam aqueles relacionados à ampliação da educação de qualidade, sejam os relacionados à incorporação pelo sistema educativo das TIC´s, não de forma instrumental, mas com todas as suas potencialidades de criação e fortalecimento de ambientes democráticos de ensino/aprendizagem.

bottom of page